terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estrelas no escudo: ter ou não ter, eis a questão

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

É do costume dos torcedores brasileiros se orgulharem das estrelas que seus clubes ostentam acima dos escudos. Funciona de maneira semelhante às condecorações dos militares, quanto mais condecorações, maior o respeito. Entretanto, qual é o real significado destas estrelas?

Existe um padrão?

Em grande parte da Europa não há interesse em estrelas. Na Itália os clubes só são autorizados a adicioná-las a cada 10 títulos do Campeonato Italiano Série A. Os únicos clubes que conquistaram este direito foram Juventus, Milan e Inter. Neste caso, ter uma estrela é, sem dúvida, motivo de orgulho.

Aqui no Brasil não há padronização. Os clubes as utilizam ao seu bel prazer.

Os clubes paulistas costumam ignorar os títulos nacionais e estaduais. O Santos e o Palmeiras, maiores campeões brasileiros, não usam estrelas para o Brasileirão. O primeiro homenageia “apenas” o bicampeonato Mundial de 62/63. Já o segundo, que até 2002 tinha quatro em homenagem aos brasileiros de 72/73/93/94, não as utilizam mais. "As estrelas no interior do escudo, oito, adicionadas em 1959, representam o mês da fundação do clube, agosto, e o número de títulos paulistas conquistados quando o clube ainda se chamava Palestra Itália."

O São Paulo, clube vitorioso, é bem rigoroso. Consta no seu estatuto a proibição de inclusões de títulos considerados de menor importância. Conquistas continentais, nacionais e estaduais jamais poderão ser representadas. De acordo com este principio as três estrelas vermelhas são para representar os três títulos mundiais, 92/93 e 2005, e as duas douradas para homenagear os recordes mundiais e olímpicos, no salto triplo, de Adhemar Ferreira da Silva, em 52 e 55. O Corinthians, até 2011, tinha cinco para representar os brasileiros de 90/98/99 e 2005, além do mundial de 2000. Após isso a diretoria resolveu retirar todas.

Os clubes cariocas, considerando seus tamanhos, são, talvez, os maiores desvalorizadores das estrelas. Isso se deve ao fato deles utilizarem estes símbolos para estaduais. O Fluminense possui três para representar os três tricampeonatos cariocas de 1917/1918/1919, 1936/1937/1938 e 1983/1984/1985. O Flamengo já usou quatro douradas para representar quatro tricampeonatos cariocas [1942-1944, 1953-1955, 1978-1979 (bicampeão em 79) e 1999-2001].

Hoje utiliza apenas a do Mundial. O Botafogo possuía quatro para o tetracampeonato carioca de 1932 a 1935, hoje possui apenas a famosa estrela solitária herdada do Club de Regatas Botafogo. Já o Vasco, tem uma verdadeira constelação, oito no total. Elas representam os Campeonatos Invictos de Terra e Mar de 1945, Campeonato Sul-Americano de 1948, Campeonatos Brasileiros de 74/89/97/2000, Libertadores de 98 e Copa Mercosul de 2000.

No Sul do país temos o seguinte. O Grêmio simplificou. Colocou uma bronzeada para os títulos nacionais, uma prateada para os continentais e uma dourada para o Mundial. O Internacional de Porto Alegre, por outro lado, fez de tudo no seu escudo. Já teve duas estrelas douradas para representar o bicampeonato brasileiro de 75/76. Adicionou uma terceira e ramos de louro para representar o tricampeonato brasileiro invicto de 79. Em 92, com a conquista da Copa do Brasil, mais uma dourada entrou para o escudo.

Com a conquista da Libertadores, em 2006, uma quinta dourada(um pouco maior que as outras) entrou para a constelação. O Mundial de 2006 foi representado por uma estrela prateada. O Inter ainda teve uma Coroa para simbolizar a Tríplice Coroa[Libertadores(2006), Fifa Club World Cup(2006) e Recopa Sul-americana(2007)]. Hoje, não utiliza mais estrelas, por se considerar Campeão de Tudo.

O Atlético-MG possui apenas uma dourada, por conta do brasileiro de 1971. Já o Cruzeiro ostenta uma coroa. Ela representa a Tríplice Coroa do Futebol Brasileiro(Estadual, Brasileirão e Copa do Brasil) em 2003.

O Goiás já ostentou seis estrelas. Uma dourada para simbolizar a Série B de 99 e cinco prateadas para o pentacampeonato goiano entre 96 e 2000. Atualmente só utilizam a dourada. O Atlético-GO exibem duas douradas para os Campeonatos Brasileiros Série C de 90 e 2008.

O Fortaleza possui quatro azuis simbolizando o Tetracampeonato Cearense de 2007/08/09/10, e duas douradas para os Regionais de 46 e 70. O Ceará possui cinco na parte interior do escudo, elas representam o pentacampeonato cearense, de 1960 a 1965.

O Bahia expõe duas estrelas douradas com muito orgulho. Estas são, talvez, as estrelas mais valorizadas por uma torcida de futebol. Ou seja, são supervalorizadas. Há quem diga que é por serem raras. Uma representa a conquista da jurássica Taça Brasil de 59(é o único clube que utiliza estrela para esta extinta competição), e a outra o Brasileiro de 88. O Vitória se quisesse entrar no extenso grupo dos desvalorizadores de estrelas, poderia muito bem colocar uma por ser o único Pentacampeão do Nordeste. Outra caberia para o deca campeonato da Copa Norte-Nordeste de remo. Se o negócio for banalizar...

Enfim, as estrelas, definitivamente, não são valorizadas por aqui. Os maiores clubes Brasileiros estão enxugando suas estrelas. E os menores, brigando por migalhas. Bom seria se a CBF regulamentasse o uso destes símbolos. Nem padronização em relação às cores existe. E mesmo assim, há quem encha a boca para dizer que tem estrela. Você ainda acha que elas são grande coisa?

J. Rodrigues

155 comentários:

Site Meter
Anônimo disse...

Você ainda acha que elas são grande coisa?

ISSO É PERGUNTA DE QUEM NUNCA VAI TER UM TÍTULO QUE SE PREZE

Jonas Oliba disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

MIL RISADAS PRA ESSA MEDIOCRIDADE!

TO FUDIDO COM VCS!

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso tudo é para dizer que, se o lixória for campeão da série B, não vai colocar estrela nenhuma no escudo? Realmente, será vergonhoso eternizar no escudo o que vcs realmente são: TIMECO DE SEGUNDA!!! Klkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

SE não fosse, vc não estaria perdendo seu tempo escrevendo sobre esse assunto. Analise ai?

Jonas Oliba disse...

J. Rodrigues,

Meu deus, e ainda tem que falar do bahia, do bi campeonato do bahia, e ainda falar que é jurássico!

Então vamos fazer o seguinte Senhor J. Rodrigues, vamos apagar da historia do futebol brasileiro pelé, zico, zito, falcão, casagrande, garrincha, só porque a mediocre torcida do lixo não tem história, so porque VOCES não tem tradição! Aí agente apaga tudo só pra vcs ficarem felizes com o centenário de mediocridade que vocês carregam. Chega a ser ridiculo a sua colocação. Se vocês querem colocar a porra do titulo da série B no escudo, coloque, esbanje sua mediocridade, agora não venha falar das glórias alheias, menosprezando história só porque vocês não tem.

E outra, já ostentando o titulo da série B? Acho que não meu jovem, o Goiás vem aí viu? Ainda falta muito chão a ser pecorrido! E se subir, vai subir VICE.

Porque ser VICE é a sua SINA!!!

Abraço

Jonas Oliba disse...

Você mais uma vez, me consegue fazer rir dos seus textos!

Sempre com um ar invejoso!

Anônimo disse...

Quando não se tem , ela é menosprezada como faz a torcida de vicentinos. Se tivessem meia estrela.....

Anônimo disse...

Como diria o filósofo, "a inveja é uma merda"

Anônimo disse...

A inveja é uma merda.

Anônimo disse...

Eu acho q a maioria das postagens desse blog é maliciosa para cima do vitoria, e quando eu digo q a torcida rival hoje, estar mais preocupada do que a própia torcida do vitoria. Alias essa é o motivo da existência do Bahia, dizer q tem essas duas estrelas, deixa o vitoria em paz e vai curti seu time, e depois ainda dizem que são os torcedores do vitoria que estão preocupados com as carniças. Vc vai começar a flar de futebol com torcedor do bahia e aonde a conversa morre no mesmo lugar de sempre!!!!Continue secando, o máximo possivel, pq no dia que essa estrela vier, será decretada a existência do Jahia e sua torcida.

Dalmo Carrera disse...

Jota, confesso, com essa você me surpreendeu. Foi busca com rico conteúdo a motivação da estrela nos escudos dos times de futebol e sua banalização, mas confesso que inicialmente imaginei pretendia tratar do uso ou não da estrela pelo Esporte Clube Vitória após a conquista do Campeonato Brasileiro agora sendo disputado, mas não foi. (nem sei mesmo se algum clube usa) essa espécie de alegoria nas camisas.

Concordo com você perfeitamente e você matou a mosca logo no primeiro parágrafo quando desconfia que a estrela no escudo esteja para os clubes como a condecoração está para os militares, ou seja, um claro desejo que se obter um respeito adicional, que nem sempre é justificado.

Obrigado pela colher de chá ao BLOG e meus parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHHAHA
O VICE JAMAIS TERÁ UMA ESTRELA DE CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE A NO PEITO

Anônimo disse...

O ceará foi pentacampeão paraibano quando?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Saldanhia Filho disse...

Completamente compreensível à tentativa de depreciar um dos maiores símbolos do Bahia em particular, geralmente temos por hábito ir de encontro a tudo aquilo que queremos e não temos. - Já que não posso, logo não presta ou vale qualquer tostão - saída comum em uma espécie de lactopurga para combater a diarréia emocional gerada pela frustração do insucesso, neste cenário patológico se enquadra o rubro-negro, J. Rodrigues.

Paulo Saldanhia Filho disse...

Claro que me refiro apenas neste texto!

Anônimo disse...

O PIOR DE TUDO QUE AINDA ACREDITAM QUE O VICELIXO VAI SER CAMPEÃO... SEM ANOS DE AFRONTAMENTO E NADA... MEU AVÔ VIU TODOS SEUS CABELOS PRETOS FICAREM BRANCOS. UM AMIGO DO TRABALHO PERDEU TODOS OS DENTES E NADA DO VICELIXO SER CAMPEÃO... TODOS ESSES ACIMA NÃO VIRAM, VCS QUE SÃO NOVOS QUE VÃO VER???? PARA COM ISSO!!!! KKKKKKK
ROBERTO

ritinha disse...

Pentacampeão do Nordeste foi patetico e sinal de desespero. Coitado!

Lucas disse...

As estrelas no militarismo representam hierarquia representatividade e força. No futebol não foge a regra, significa história, passado e respeito, como faz a Confederação Brasileira de Futebol quando ostenta os títulos mundiais da Seleção Brasileira, a mesma CBF que o autor sugere que tome providencias na suposta banalização das estrelas.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkk!!!! Lixo é lixo mesmo!!!!

Hildato disse...

Esse J Rodrigues faz um texto extenso com o unico objetivo de desfazer da melhor torcida do pais. Pelo que relata cada clube que utiliza as estrelas, assim que conquista um titulo mais significante, abandona as outras. O Santos homenageia os dois mundiais e não mais os nacionais. Já o Bahia homenageia os dois titulos nacionais, muito dificil para times do nordeste. Quem sabe, poderia homenageiar o hepta baiano e colocar mais 7 estrelas azuis, vermelha, sei lá. E o timeco do aterro, tem o que para homenageiar? Natural que despreze as estrelas, já que não tem nada para homenageiar. Os titulos de um desorganizado campeonato do nordeste, em que um ano participaram 6 clubes, em outro 4, maior bagunça. Os unicos anos em que foi organizado o Bahia foi bi-campeão em cima do timeco da central de gás metano. Por que voces vão se preocupar com estrela se não tem capacidade de conquista-las? J., mais vale ter uma estrela jurassica acima do escudo do glorioso Baêa que ser um clube jurassico sem motivos para homenagens. O Santos homenageia com as estrelas sua maiores conquistas, o Mundial. O Bahia homenageia suas maiores conquistas, até o momento, os dois titulos nacionais. E o timeco? Deveria colocar uma estrela (se é que vai ganhar alguma coisa), pois será a sua maior conquista em 112 anos. Na verdade, deveria colocar as fotos de Ivete e Daniela, pois são as unicas estrelas desse timeco. Uma grande estrela e outra já apagada.
Eu ainda acho que esse timeco vai chegar em novembro em quinto... Quem viver, verá.

Jussara disse...

Brilhante J. Rodrigues. As estrelas funcionam como muletas para vários os clubes e em especial para o Esporte Clube bahia

Anônimo disse...

Kkkkk só rindo isso já é a desculpa para quem vai ser vice de novo

Anônimo disse...

Sou torcedor do Vitória e admito que a maior conquista da história do futebol do nordeste foi o título de campeão brasileiro alcançado pelo Bahia em 88. Também não pode ser desprezada a Taça Brasil de 59, disputada em formato similar ao da atual copa do brasil, o que dá ao Bahia hoje a possibilidade de ser chamado de bicampeão nacional e, ainda, ter dignamente estampado em seu escudo duas estrelas. Não entendi o propósito deste texto. O Bahia alcançou esses dois títulos e ninguém pode negar seus méritos.
O Vitória tem sido nas últimas duas décadas o clube mais organizado, estruturado e bem sucedido do futebol baiano, fato que tem feito a sua torcida aumentar consideravelmente, no entanto ainda não alcançou um título nacional, apenas ficou próximo emm 93, 99 e 2010, contudo isso não é motivo para desvalorizarmos as conquistas do nosso rival e sim deveria ser utilizado como estímulo para buscarmos melhorar cada vez mais para, assim, alcançarmos esse feito.

Roger

Anônimo disse...

Sou torcedor do BAHIA e estou torcendo para o miau ganhar uma estrela na segundona... Que significa segundo e ai vocês ostentarão uma estrela de VICE. Vice seu torcedor Ruru Preto vira folha adubada no lixão. Vá lavar a boca com água sanitária e soda caustica para falar do Primeiro campeão brasileiro,Primeiro do norte e nordeste... Primeiro... VICE!

Anônimo disse...

Poderia ser também um cacho de uvas, kkkkkkk

Mauricio Guimarães disse...

J. Rodrigues,

Bacana sua cultura sobre o futebol. Hoje, como exemplo o Inter, decidiram não colocar estrela alguma a fim de separar o clube de qualquer ídolo que não seja sua próxima conquista, o que está bem de acordo com o que penso também. Essas estrelas do Bahia foram merecidas, não as queria longe do escudo tricolor pela sua própria força dentro do futebol nordestino e baiano. Mas, sem dúvida, preferia a mentalidade dos colorados que criaram conceitos novos de administração e novas ideias a revalorizar suas conquistas.

Quando ao pentacampeonato do nordeste, vc citou algo que eu não sabia. Pois, para mim, só foram dois os campeonatos do nordeste que foram de verdade e que todos os times principais de suas agremiações jogaram, notadamente os anos em que o Bahia foi Bi-campeão.

Abraço,

Maurício

Anônimo disse...

Olha aí Dalmo como os alguns se incomodam com o Vitória, desse jeito esse blog fica ainda mais popular! É só publicar matérias tipo essa e se o texto for de um torcedor do Vitória, mais popular seu blog vai ficar.

Anônimo disse...

Olha aí Dalmo como os alguns se incomodam com o Vitória, desse jeito esse blog fica ainda mais popular! É só publicar matérias tipo essa e se o texto for de um torcedor do Vitória, mais popular seu blog vai ficar.

Anônimo disse...

Parabéns Roger enfim, um rubro negro sensato. Acho legal a rivalidade, espero inclusive Bá x Vi na série A, para o bem do nosso futebol.

Anônimo disse...

Pessoal, se eu quisesse atingir o Bahia, falaria apenas do Bahia. Mas não, tive o cuidado e o trabalho, e põe trabalho nisso!, de pesquisar todos estes clubes que vocês puderam observar.

Minha humilde opinião é de que deveria haver um padrão, a exemplo do que ocorre na Itália, por isso citei o Futebol Italiano.

Aqui temos clubes que utilizam estrelas douradas para conquistas Nacionais da Série B e C, Estaduais e, pasmem, Infantil!!!

Se clubes super vitoriosos como o Vasco utiliza estrela para Campeonato de Terra e Mar, abre espaço para os outros clubes homenagearem o que quiserem. Ou não?

Mas, que o Bahia é o único time que tem estrela para a Taça Brasil, isso é. Foi uma questão, única e exclusivamente, de decisão unilateral. O conselho quis e ficou. Ponto. Sem brigas.

Quem sou eu para diminuir o brilho da estrela de vocês? Instituições bem mais poderosas já se encarregaram disso. Infelizmente.

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Olha aí Dalmo como os alguns se incomodam com o Vitória, desse jeito esse blog fica ainda mais popular! É só publicar matérias tipo essa e se o texto for de um torcedor do Vitória, mais popular seu blog vai ficar.

Anônimo disse...

Olha aí Dalmo como os alguns se incomodam com o Vitória, desse jeito esse blog fica ainda mais popular! É só publicar matérias tipo essa e se o texto for de um torcedor do Vitória, mais popular seu blog vai ficar.

Dalmo Carrera disse...

Mas eu publico TODAS, se houver 10 textos evidenciando o Vitória todos os 10 serão publicados com o maior prazer, esse “prazer” não é aditivo para dá força a expressão, é prazer de verdade, é satisfação e a sensação que estou fazendo a coisa JUSTA.

Mas eu não posso gerar esse tipo de texto, não sou torcedor do Vitória e qualquer coisa que venha deste teclado teria som de um pagode falso. É por isto que sempre agradeço ao Jota e o Victor Hugo e espero que eles continuem ajudando, da mesma forma que agradecia ao Diego Barbosa, que agora ficou rico e importante e nem mais responde e-mails.

Anônimo disse...

Olha aí Dalmo como os alguns se incomodam com o Vitória, desse jeito esse blog fica ainda mais popular! É só publicar matérias tipo essa e se o texto for de um torcedor do Vitória, mais popular seu blog vai ficar.

Anônimo disse...

Dr. Mauriciu Guimarães,

O Inter inovou. Sem dúvida. Aliás, mexer no escudo é com eles, como destaquei no texto.

Clubes como o Corinthians, Palmeiras e Inter estão abandonando as estrelas.

Mas, lógico, que o Bahia nunca iria abrir mão das duas estrelas que possui, pois já virou "marca registrada". Seria burrice, na verdade.

E quer dizer que só houveram dois Nordestões, não foi? kkk Tá certo também. O pessoal do Sport devem falar a mesma coisa.

J. Rodrigues

Erick Cerqueira disse...

Nunca rezei tanto pra ver o time de canabrava ganhar um título. Bota a estrela prateada, vitorinha. bota... hahahahahahahaha

Erick Cerqueira disse...

Que comparação mais boba. Bota estrela de remo na camisa de time de futebol. Tão ridículo quanto a história do time...
Chamar a representação de dois títulos nacionais de futebol, sendo um em cima do Santos de Pelé, de migalhas é dizer que não quer uma Ferrari porque o carro consome muita gasolina.
Mas entendo o pobre do J. Só se dá valor a uma coisa, quando se tem. Quem nunca teve, e só vê na mão dos outros, não sabe o valor que tem.

Anônimo disse...

Lucas, comparar estrelas da Seleção Brasileira, representando títulos MUNDIAIS, com os títulos conquistados por seu timinho, é muito contraste, acha não? Não menosprezo pois representam conquistas NACIONAIS importantes. A idéia central do tópico é a banalização do uso dessas estrelas. Sou conhecedor do meio militar e sei como é o sistema para pôr medalhas e condecorações no peito. A CBF deveria estabelecer um critério para isso.


Sérgio.

Anônimo disse...

Concordo em partes.Antes,gostaria de deixar bem claro,que sou contra colocar estrelas no peito do clube,pra mim,não deveria haver nenhuma.Depois,as conquistas de um time sempre serão lembradas independente das estrelas acima do escudo.Concordo quando diz que a torcida do Bahia(Tô dentro),supervaloriza as estrelas que tem,até por isso tenha deixado de cobra da direção e sua presidência durante todos esses anos.Discordo quando vc tem orgulho do último título do nordeste conquistado pelo seu time,pq não foi um campeonato levado a sério por todos os times que disputaram.

Anônimo disse...

em quanto nós do bahia temos um(dos dois)titulo nacional jurassico,vcs destaca um pentacampeonato do nordeste!que linda historia essa do vitoria...

Dalmo Carrera disse...

Jota.

Saindo dos escudos e ficando ainda nas camisas. Outra esquisitice que certo tempo pra cá vem acontecendo são as cores das camisas, claro, ninguém é menino para não saber, que o Vitória amarelo, Vasco azul, Bahia vermelho, Goiás amarelo, Sport preto, o Santos cor de geladeira, atende o interesse das fornecedoras de material em um ponta e na outra, explora impiedosamente a idiotice do torcedor, que reluta em compra uma camisa para ir ao batizado, mas gasta 180 para ter a camisa nova se seu time, aliás, caras demais, beira ao absurdo os preços destas camisas onde a matéria a prima para sua confecção é a paixão do torcedor....

Sei que na Europa é assim, na Itália especialmente, como sei também, que na mesma Europa ninguém atira um pedaço de papel na rua e por aqui, não é imitado.

Neste aspecto concordaria com uma intervenção da CBF, uniforme é símbolo, é pele é quase uma tatuagem, e não poderia mudar assim como o camaleão. Mas adianto, nunca comprei uma para uso.

Dalmo Carrera disse...

A única camisa time que comprei para usar, foi do Vitória de Guimarães, que vi e gostei e comprei, é diferente e quando alguém me pergunta: que time é esse, digo que do Redenção de Brotas todo mundo acredita, lindíssima.

Outra que comprei foi do Ypiranga, era uma contribuição e no saco veio e no saco ficará. Camisa do Bahia, tenho 3, mas não uso. Usei uma vez para ir ao mercado, o cara me viu e me xingou todo. ( foi um dia após o Bahia cair para a segunda divisão) queria dá moral ao time, queria mostrar que estava com o Bahia. Mas o colega tricolor ainda estava sofrendo com os 7 x 0, e se invocou com a minha cara mesmo estando acompanhado da mulher e filhos... Como sou fraco e não tenho a intenção de jogar no lixo o revólver que tenho em casa, optei para nunca mais usar camisa de clube de futebol.

Anônimo disse...

Dalmo, então nesta "disputa" jogamos no mesmo time. Só nesta disputa, viu!? rs

Tem que haver respeito. Alguns clubes proibem mudanças bruscas em seus uniformes e escudo, via estatudo. Porém, sempre há uma brecha.

O Vitória, por conta da "Campanha Meu Sangue é Rubro-Negro", chegou a jogar de "tricolor"(Deus é mais!). O gestou foi nobre, mas, ficou estranho e desconcertante. O torcedor não reclamou por conta do Marketing positivo.

Eu sou sócio torcedor, vou para todos os jogos, e não tenho camisa.

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Todo esse texto pra justificar a ausência de suas estrelas e então menosprezam os que as tem. Mas podem ficar tranquilos, a estrela do Maria Quitéria e Torneio da Uva poderiam certamente estar presentes nesse pano de chão vermelho e preto (amarelo abelha tb). Parece aquele cara que olha a mulher gostosa do amigo e começa a colocar defeito porque não pode tê-la. Não sejam despeitados e se não tem nada a falar amigo, se cale, porque esse texto é nada mais que pura inveja e despeito. A Série B tá acabando, assim como a moleza, e o elevador não irá funcionar pra baixo, por isso perderam o tesão. Espero que ganhem a Série B e ostentem pra sempre a estrela da pequenez, da mediocridade que sempre os acompanhou e ano que vem, irão apanhar e se não tiverem estrela, certamente irão vê-las nos vareios que irão tomar na Série A. Sem mais....

Anônimo disse...

Erickinho,

O Vitória não é um time de futebol apenas, mas um Clube Esportivo. O Vasco tem estrela para o remo. O São Paulo tem estrela para recordes no salto triplo... o que me diz?

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Taça Brasil tem formato igual a Copa do Brasil? Nunca, a CB é infinitamente mais dificil e competitiva! Se fosse igual a CB a sardinha não teria sido campeã, tomou 5 X 0 do Sport, teria caido fora ali mesmo. Outra : O Santos chegou a ser campeão desse torneio jogando apenas a final, ou seja, dois jogos.Qt credibilidade hein?! Esse torneio extinto no seculo passado só passou a ter importância depois que a CBF resolveu "Homenagear" Pele, que nunca ganhou um campeonato Brasileiro. Nunca vi um torcedor do Palmeiras ou do Santos se vangloriando pelas conquistas de um torneio , digamos, tão insignificante e amador. Uma pergunta : Será que se o Santos não tivesse viajado para uma excursão na Europa, onde jogava dia sim dia não e voltou com o time TODO acabado e sem ânimo, teria perdido a 3ª partida da final de 59? CLARO QUE NÃO NÉ?!

Anônimo disse...

A PERGUNTA MAIS IMBECIL, FEITA POR UM IMBECIL BURRONEGRO.
VÁ SER BURRO ASSIM NA CASA DA PORRA

Dalmo Carrera disse...

No caso da camisa preta e branca do Vitória, ali sim, foi algo pontual e merece todos os parabéns pela sacada pra la de criativa como pessoal do Vitória... Me refiro, no caso do Vitória, as camisas amarelas, cor de ovo bichado....

confesse, não tem nada haver com o Leão....

O mesmo se aplica ao Bahia, que querendo imitar times da Europa saiu com aquele vermelho satanás, fora aquela maluquice em usar camisa alusiva a Seleção da Espanha.... não havia cabimento para aquilo, além, é claro de atender o fornecedor do material que precisa lucrar....

Anônimo disse...

Anônimo das 15:33, boa ideia! Estrela para o Torneio da Uva! Como não pensei nisso antes? Uma cor de vinho, né? Já que o ABC utiliza estrelas para o infantil, juvenil e aspirante...

Você é muito arguto, velho!

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Dalmo, sobre a camisa mostarda eu não comento. Está acima da minha compreensão. Espero que em 2013 as cores sejam mais fáceis de compreender.

J. Rodrigues

Anônimo disse...

J Rodrigues,

O jahia a cada dia que passa perde um argumento. Foi assim com o lixão de canabrava que agora está no lixão de itinga; com o titulo de vice pois é o atual detentor de maior vice do milênio e, pior, perdendo do rival; está vendo a torcida diminuir ao ponto de já ter menos torcedor na faixa até 15 anos e agora o que lhes restou para falar, pois é o único time no BRASIl, até por falta de opção, a supervalorizar a estrela. Alás, estrela esta, que só trouxe o mal, pois como nao tinha estrutura para chegar ao topo, caiu em desgraça que já leva 23 anos.
Já nao tinham ESTÁDIO, situaçao financeira caótica, pior rankiado na commebol que o VITORIA (apesar das ditas estrelas, e aí?)
Só uma coisa eles ainda nao perderam: A ARROGANCIA E A PREPOTENCIA. ESTAO NA MERDA , MAS NAO PERDEM A POSE E SE ILUDEM RAPIDAENTE.
SAO DE SEGUNDA E NOS ESTAMOS ESTE ANO NA SEGUNDA. E A DIFERENÇA.

Anônimo disse...

KKKKKKKKK Eu sou Bernardo e torcedor do Bi campeão Brasileiro com orgulho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa postagem é a CARA DA INVEJA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SEUS VICETÓRIA AAAAAAAAAAAAA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK COPADA UVAAAAA

Anônimo disse...

Apesar de ser um texto escrito por um vice,confesso que estava até achando interessante,mas quando o coitado começou citar o Bahia mostrou-se claro o seu ressentimento pelas conquistas históricas do clube,a primeira estrela não é uma simples estrela ela é um simbolo raro,ela simboliza o título do primeiro campeão do Brasil em cima de uma lenda que tinha o melhor jogador do mundo e isso é história,isso me da orgulho sim de ser tricolor!!!!!

Victor Linhares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Linhares disse...

Mauricio Guimarães, esse argumento para "ignorar" os títulos nordestinos do Vitória é o mesmo que grande parte da torcida do Vitória usa para ignorar o primeiro título nacional do bahia. Coisa que eu não faço. A competição aconteceu e tinha suas regras, dentro dessas regras o melhor dentre os competidores foi o Vitória, logo ele é penta campeão sim! Era tetra, até a CBF reconhecer um antigo torneio nordestino de clubes, assim como ela fez com os "antigos" campeonatos nacionais.

Anônimo disse...

Porra de estrela!! Só pra matar as Sardinhas de raiva, seremos campeões brasileiros na era dos PONTOS CORRIDOS e não vamos colocar merda nenhuma de estrela!! Os medíocres, q pensam pequeno, q se contentam com estrela!!! Passaram 7 ANOS na Segundona e não conseguiram esse feito! Estamos a anos luz de vcs, temos estádio P-A-R-T-I-C-U-L-A-R, estrutura, divisão de base reconhecida mundialmente, patrimônio, maior clube do nordeste! Acordem pra vida bando de autistas!!Vão procurar um jegue viúvo pra vcs bricarem!! Saudações a todos os rubro-negros!!

Anônimo disse...

Sem comentários sobre essa matéria idiota. Deve ser algum torcedor frustrado por não ter direito de colocar em seu escudo uma estrela.

Anônimo disse...

Dalmo, pelo amor de Deus manda esse babaca escrever para o jornalzinho rugido burro negro, quanta falta do que fazer, ocupar um espaço desse pra escrever tanta merda. Dalmo, não entendi ele quer mesmo o quê?, colocar estrelas a onde mesmo?, ou tirar de algum clube as que foram conquistadas é isso?.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:49, o que está escito na história é que o Bahia, em 59, venceu a primeira fase, Grupo Nordeste, jogando contra o CSA e Ceará.

Depois, na segunda fase, ganhou a primeira partida contra o Sport por 3x2. Na segunda partida tomou 6x0!!! Mas, naquela época, por isso chamei de "jurássica", tinhamos aberrações como essas. Um time toma 6x0 e ainda tem direito a uma terceira partida, que vocês venceram por 2x0. Ao final da segunda fase ficou 8 para o Sport e 5 para o Bahia, mas, deu Bahia(regulamento da época, bom pra vocês).

Pegaram o Vasco nas semi. Primeiro jogo venceram por 1x0. Segundo jogo perderam por 2x1. E o terceiro venceram por 1X0. Desde a final da primeira fase vocês precisaram de jogo extra.

Já o Santos, que se classificou para a Taça Brasil por ter conquistado o Campeonato Paulista de 58, precisou disputar 30 partidas. Eles venceram 26 jogos, empataram 3 e perderam apenas 1. Fizeram 143 gols, 58 só de Pelé.

Na semi-final liquidaram o Grêmio. Primeira partida Santos 4 x 1 Grêmio. Segunda partida empate em 0x0.

Na final, mais uma aberração que justifica o apelido de "jurássica". A primeira partida foi na Vila, Santos 2 x 3 Bahia. Pelé fez um gol.

Na segunda partida da final, na Fonte, Bahia 0 x 2 Santos. Pelé marcou um.

Santos 4 x 3 Bahia. Mas, antes isso não era considerado. Tinha que haver uma terceira partida, o jogo extra.

Maracanã. 20.000 pagantes. Bahia 3 x 1 Santos. Pelé não jogou.

Contei a história que a maioria dos tricolores desconhecem. Apesar do regulamento arcaico o título foi importante realmente. Parabéns!

J. Rodrigues

Anônimo disse...

pobre gazelas a inveja mata viu!

Anônimo disse...

Dalmo e demais colegas


Achei o texto do J.J sem proposito, tinha tudo para ser um bom texto, só que acabou pecando na critica ao meu querido e amado BAHIA, em uma coisa concordo, deve ter uma regulamentação por parte da CBF.

Quanto a questão das camisas, também considero muito cara, só que como estou a cinco anos morando longe da Boa Terra, estar usando minha segunda pele faz bem para miha baianidade.

No mais espero que nosso Bahia continue fazendo uma excelente campanha na serie A e que o Vitoria (de quem minha esposa é torcedora) possa subir para serie B, pois será importante termos novamente um Ba x Vi na serie A.

E sobre a camisa do Ypiranga, quando for a Salvador vou tentar comprar uma, acho muito bonita.

Sds e parabéns pelo Site que acesso todos os dias.

Johan
Brasilia - DF

Anônimo disse...

Tirou as palavras da minha boca meu amigo tricolor! Ponto final.

Anônimo disse...

É verdade! O autor do texto perdeu a razão quando começou a menosprezar as conquistas alheias! Aí, mostrou sua pobreza de espírito e mediocridade!

marcosaks disse...

kk

Essa frase "Uma representa a conquista da jurássica Taça Brasil de 59" foi a melhor de todo o texto.

Aí o garotinho tricolor pergunta pro pai: "Pai, o Sr. estava no estádio no dia da conquista do campeonato de 59?" E o pai responde: "Não meu filho. Mas acho que seu bisavô estava lá"

A torcida do bahia vive de lembranças distantes enquanto que outros times inclusive o vitória não ficam nessa de "viver" do passado. Alguns aí vão contra-argumentar que o Vitória não tem um título para se lembrar, mas se tivesse não iria ficar 500000 anos lembrando de algo que já passou. Isso é coisa de clube decadente o que é confirmado com o que aconteceu da década de 1990 para cá.

Abraços,
Marcos.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:17, todos os clubes têm o direito de colocar estrelas no escudo. Falei estrelas mesmo. COmo já disse aqui, o ABC tem estrelas para o infantil, juvenil e aspirante.
_____

Anônimo das 16:21, não quero tirar estrela de ninguém. Aliás o Corinthians, Palmeiras, Inter, Goiás... já trataram de tirar algumas ou todas as estrelas. E não foi por pedido meu.
___
Johan, quer dizer que o texto ficou sem propósito quando falei do Bahia? E olhe que o seu time está quase que fechando a matéria... rsrs Volto a dizer que não quero tirar estrela do Bahia. Se houvesse uma regulamentação tenha certeza que as suas estrelas teriam maior valor.

J. Rodrigues

Pedro Cesar disse...

TÕ como voce Paulo Saldanha. perfeita observação. Vamos tentar internar esse rapaz, o J. Rodrigues, o cara que tem nome de bispo de igreja evangélica

Anônimo disse...

Pedro Cesar, eu ri alto agora. Rir é o melhor remédio. Obrigado pela saúde proporcionada!

Bispo...

J. Rodrigues

Anônimo disse...

J.Rodrigues

Sim, apenas no momento que vc falou do Bahia, o texto como um todo está muito bom. Desculpe não ter explicitado que era apenas na parte referente ao Bahia.

Saudações

Johan

marcosaks disse...

Johan, não vi como crítica no sentido que você colocou. Embora pareça que o J.Rodrigues sacaneie o Bahia, prefiro ver mais como uma crítica construtiva embora algun insistam em dizer que se tratou de algo grandioso para a época.

Na questão das camisas sempre foi algo bagunçado e infelizmente nossos clubes insistem em copiar essa prática das grandes equipes do Sul e Sudeste do Brasil. Alguém se lembra do terceiro uniforme do flamengo? Exemplos não faltam sobre a falta de padronização das cores na maioria das vezes sem propósito algum. A do Vitória com a campanha de doação de sangue foi uma grande exceção e provou que o pessoal do marketing criou algo que colocou o clube em evidência no cenário nacional. Fica aí de exemplo aos clubes de futebol no Brasil.

Abraços,
Marcos.

Anônimo disse...

Tivesse ganho a CB em 2010 o criador do tópico teria uma camisa do vice, essa camisa teria uma estrela e esse texto não existiria.

Anônimo disse...

Pedro César, confesso e não nego que estive pensando que o J. Rodrigues, era de fato, o Bispo Rodrigues, aquele que é a cara do Bill Gates, mas o nome do rapaz da igreja, me parece ser CARLOS, além de tudo, bispos não se importam com futebol e o bispo em questão só quer saber de se livrar do mensalão...

Marcos Geison disse...

Antes de qualquer citação em por ou não por estrela, primeiro o Vicitória precisa ganhar o titulo, só depois pensar em ostentara estrela que ganhou.

Rui Sarmento disse...

Alguém já disse ai, o torcedor do Vitória é uma piada. Eles querem pensar na estrela, antes da conquistar o título.... só dando risada mesmo.

Anônimo disse...

Johan,

Bahia fazendo ótima campanha?Vc tá assistindo qual campeonato?ah ta, entendi, eh que p/ a insignificancia da sardinha estar na 13ª posição, lutando contra o rebaixamento desde a 1ª rodada do campeonato é estar fazendo uma ótima campanha. Desculpa minha ignorância, falei merda....

Anônimo disse...

Ja estao se preparando para mais um vice...

Anônimo disse...

Como pensei que era um texto imparcial e criterioso li até ao fim, uma merda, uma perda de tempo!!! Tinha que ser torcedor do vice!!!

Anônimo disse...

Anônimo (17:45)

Falo da excelente campanha recente que o Bahia vem fazendo no campeonato, pois no segundo turno saiu de 16º com apenas um ponto fora da Z4 para 13º com 7 pontos a frente do Z4.
Acredito que vamos finalizar o campeonato em boa posição.

Johan

Anônimo disse...

J Rodrigues,

Tenha certeza de uma coisa.
Quanto maior a repercussao do seu texto maior a verdade do seu conteúdo.
A verdade dói e incomoda.
Se eles nao se incomodassem tanto, apenas desprezariam e nao reclamavam tanto.

PARABÉNS

Anônimo disse...

Ah, é??? O que tinha lá no barradão na final da copa do brasil???? Qual era o formato dos 10 mil adesivinhos dourados para distribuir aos torcedores após o jogo, para grudar não sei onde na camisa????? E a maquina de aplique a quente? Por 10 reais, o torcedor fazia o que com a sua camisa? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vice de novo!!! kkkkkkkkkkk

Osvaldo disse...

Texto bom e traz um tema pouco explorado, por si só já teria valido ler. Peca apenas quando não deu o mesmo tratamento as estrelas de demais clubes mesmo modo deu ao Bahia ou vice versa. De toda sorte parabéns

Anônimo disse...

Isso prova a minha tese de que haviam muitos incolores naquele dia no Santuário....

Anônimo disse...

J. Rodrigues, coloque esses estrelas no seu vicetoria, será mais um motivo de gozação! KKK

Anônimo disse...

jurássica é 100 anos de Titanic, afundou vez aniversário e não viu o vice ser Campeão Brasileiro da 1º Divisão, Decy Gonçalves morreu e nada, Dona Canô vez 105 anos e nada e vou morrer e nunca vou vê meu time ser Campeão Brasileiro da 1º Divisão. Luiz de Carvalho Idade: 16 anos. Estudante.

Anônimo disse...

Eu ainda acho que esse timeco vai chegar em novembro em quinto... Quem viver, verá.

Anônimo disse...

EU NÃO ACREDITO QUE EU LI ESSA MERDA TODA NUM ÚNICO TEXTO MEDIOCRE...

CHORA LEOAS VIRGENS.

SÓ TEM ESTRELA QUEM JÁ GANHOU ALGO MAIS QUE CAMPEONATO BAIANO!



BBMP!


Jorge Freitas.

Anônimo disse...

o autor não pode responder se as estrelas valem/são grandes coisas porque o time para qual ele torce não tem uma. "Acabou o sonho, acabou papel se quer estrela busca no céu"

Fiquei sabendo que o Vitoria se for campeão da segundona colocará uma estrela, eu já vi carne de segunda, agora estrela de segunda?



Caio M.

Anônimo disse...

Querido anonimo do comentário das: 18 de setembro de 2012 17:52

Inclusive RESTART, JUSTIN BIEBER, ONE DIRECTION é muito visto e muito comentado e não deixa de ser lixo, você perdeu seu tempo apenas para falar merda só porque torce pro Vitoria, mas esperar o que de torcedores do Vitoria né?

Caio M.

Ari Brito Junior disse...

Simplesmente RIDICULO

Anônimo disse...

É, vicetorianos, vcs não dão uma dentro mesmo. Tenho certeza que se vcs tivessem uma estrela sequer vcs dariam o maior valor e a ostentaria com muito orgulho. Quem desdenha é por que quer comprar. Ao invés de tentarem desqualificar o time dos outros, porque não lutam para ter uma também, hem? Inveja é um sentimento muito feio. BPBMP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Percebe-se notoriamente o desespero da torcida de canabrava em saber que NUNCA terão uma estrela de primeira divisão no peito, sendo que seu MAIOR rival possui duas estrelas...

Campeonato Brasileiro da série A pra vcs é apenas participação, coadjuvante... nunca mais entrarão num campeonato para disputar títulos... NUNCAAAAA!!!! Confesso que o Bahia tb não, mas pelo menos temos 2 ESTRELAS!!!!

Outras agremiações podem nos menosprezar, mas aqui na Bahia quem manda somos nós!!!!!!!

E CALA A BOCA, OK????

Anônimo disse...

São Paulo utiliza estrelas por recordes no salto triplo, o Vasco tem estrela para o remo?,sei não viu? é você que tá dizendo...

Paulo Ricardo disse...

Confesso que no início até achava o texto bom. Mas, quando chega no final ocorre a síndrome de torcer para o Vitória e se preocupar mais com o Bahia.

Qt as camisas não tenho nada contra. Basta ver tb na Inglaterra, onde os clubes também utilizam 3 tipos de uniformes.

Vou para todo o jogo do Bahia e tenho mais de 10 camisas, inclusive as 3 de jogo da Nike (branca, tricolor e vermelha).

Anônimo disse...

Chame de coadjuvante o seu time. Deixe o meu Vitória fora disso. O foda é que todas as vezes que o Vitória chega, a Seleção Brasileira atrapalha. Como? Em 93, o Palmeiras era a base da Seleção assim como o Santos em 2010. É muito azar. Mas, um dia chegaremos lá.




SÉRGIO.

Anônimo disse...

Mais uma vez repito. Não desejo que o Bahia retire as estrelas. Só que as estrelas são banalizadas. Isso é um fato. Qualquer clube pode colocar uma no escudo.

Eu citei diversos clubes e ainda tem gente falando que eu me preocupo mais com o Bahia. Não posso fazer nada que o tricolor é o único time a utilizar estrela para a Taça Brasil.

Como podem ler sobre Santos, São Paulo, Inter, Goiás e falar que me preocupo mais com o Bahia, galera? Menos.

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Se for Estrela de cor prata PO DI! De ouro não! Segunda divisão é VICE,medalha de Prata!

Flavio disse...

Prezado JR,
Essa de 8x5 nos escores para o Sport, mostra total insanidade. Vc está se superando. Se o Bahia venceu duas e o Sport uma, então fica 2x1 para o Bahia.
Com todo respeito, mas tu és Burro!!!
Ah! Não fica melhor chamar de "jurássica" a trajetória de um time idoso "centenada"?

Anônimo disse...

Já vi cara BABACA,mas como esse J.Rodrigues está para aparecer. O cara começou cheio dos te engano,agora esta mostrando as fucas. Se liga Manelão voce,cada vez diz mais besteira. Bora Bahia!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 18:25, se um tricolor não tivesse ido naquele jogo de vcs ele não teria testemunhado aquele acontecimento ridículo narrado pelo anônimo das 17:53. Pelo que ele descreveu vê-se a importância que vcs dão a uma estrela. Tinha até maquininha prá fazer estrela na hora, foi? Hahahahahahaahah...... Morro de rir, vice!!

gf disse...

ESTRELA É SÓ SIMBOLOGIA, COLOCA QUEM QUER, PARA REPRESENTAR O QUE ACHA SER IMPORTANTE, OU SE ACHA IMPORTANTE, MAIS NAO QUER DESTACAR COM UMA ESTRELA NAO COLOCA, SE UM DIA O BAHAIA TIVER 20 BRASILEIROS SERA? QUE VAI COLOCAR 20 ESTRELAS, NA VERDADE AS ATUAIS ESTRELA É SÓ PARA VALORIZAR CONQUISTAS DE UM PASSADO DISTANTE QUE A MAIORIA DE SEUS TORCEDORES NAO VIRAM, PORTANTO DIGO É SÓ SIMBOLOGIA NAO MUDA EM NADA O PERFIL DO CLUBE.

Anônimo disse...

hahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahahahahah jhahahahahahahahahahaha...

mai... mais...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mais... mais....

huahauhauhauahuahauhauhauhauaha
hjaiauhauahuahauhauhauahuahuahua
nhjaijhauihaihaiahiahiaiaha
haiahiahaihaihaihaihaiha

huhuhuhuhuhuhuhihihihihihihi

Anônimo disse...

Anônimo das 20:46, o problema está exatamente aí. Estrela dourada pode. Um clube pode colocar estrela da cor que quiser para qualquer homenagem que queira. Entende agora o porquê do meu questionamento?
______
Flavio, falei sobre o placar. Considerando os torneios atuais. A Copa do Brasil, por exemplo. Você entendeu, deixe de pressão.
______
Anônimo das 20:50, Manelão foi ótimo. Muito criativo, o senhor. Parabéns!

J. Rodrigues

Anônimo disse...

Agora q me recuperei de um momento insano de gargalhadas incontroláveis há alguns minutos atrás, quero opinar...

Ao contrário de muitos aqui, imaginei o desfecho do texto desde o título... nada mais óbvio... quem questionaria o valor de uma estrela???

Agora vamos ao bem bolado texto do rapaz torcedor do vice q quer enganar os leitores aqui dizendo que "estudou" as estrelas dos outros clubes...

Estudar agora é copiar de sites como:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-o-significado-das-estrelas-nos-uniformes-dos-times-brasileiros

http://esporte.ig.com.br/futebol/fim-de-estrelas-corintianas-expoe-desordem-na-homenagem-a-titulos/n1597329125941.html

Outra coisa, talvez mais interessante!!! Foi a parte mais hilária do texto... o cara começa falando dos clubes assim: "O Santos e o Palmeiras, maiores campeões brasileiros...". Depois ele manda essa: "Uma representa a conquista da jurássica Taça Brasil de 59(é o único clube que utiliza estrela para esta extinta competição)..."... errrrr... me explica uma coisa... se Santos e Palmeiras são os maiores campeões BRASILEIROS como vc disse (considerando as Taças Brasil e Robertões), pq o CAMPEONATO BRASILEIRO CONQUISTADO EM CIMA DO MAIOR TIME DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL é jurássico e extinto??? Pooooooodre!!! Texto de recalcadoooo!!!

Mais uma... moooooooooorrrraaaa e vc nunca vai mudar nada, man!!! Nada!!! A tradição de por estrela no Nordeste é do Bahia... foi imitada pelo Sport e é um desejo fracassado da sua merda de time!!! Isso o vice nunca vai mudar e é uma referência de sucesso... e vcs vão morrer e NUUUUUNCA verão uma estrela dourada no peito... se colocar por causa da divisão de acesso será a maior humilhação!!!! Ahhhhh... Mas eu queria tanto que o vice pusesse estrela pelo remo... hahahahaha... seria a coisa mais GOZADA no mundo!!!! E qdo fala de campeonato do nordeste???? Só um idiota comemora título em cima do flu de feira empatando pq não teve condições de ganhar... fora o importantíssimo título em cima do time C do ABC....

Man... na moral... pede pra nascer de novo e dessa vez seja Barcelona... ou Bahia, né?? Já que tem DUAS lindas estrelas!!!! Pelo menos não escreve mais asneiras aqui!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

QUE BLOG VAGABUNDO É A CARA DESSE PAIS MEDÍOCRE ONDE ENQUANTO UNS MORREM SEM TER O QUE COMER NA RUA, SEM TER ONDE DORMIR, SEM TER ONDE MORAR, FICAM IDIOTAS SE MATANDO AO CÚMULO DE FALAR TANTA BESTEIRA,GOZANDO NO PAU DESSES BOLEIROS MAUS CARATER QUE SE ACHAM DONOS DA VERDADE AO PONTO DE MATAR E AGREDIR PESSOAS COMO SE FOSSEM BICHOS.
POBRE PAIS CHAMADO BRASIL, POBRE ESTADO CHAMADO BAHIA.

Dalmo Carrera disse...

Apoiado meu amigo. Mas pelo stress posso acreditar que o senhor na tá bruxa. Tente uma punheta com sabão. Não resolvendo, sugiro que evite entrar em BLOGS que tratem de futebol. A revista Contigo está com materias super legais... papo sério.

Anônimo disse...

ESTRELAS NÃO SÃO GRANDE COISA PARA QUEM NÃO AS TEM, É AQUELA COISA: QUANDO EU TIVER VAI VALER, ENQUANTO NÃO TENHO NÃO VALE NADA, ISSO NÃO PASSA DE QUESTIONAMENTO DE TIME PEQUENO, OS GRANDES NEM FAZEM ESSE TIPO DE DEBATE, LAMENTÁVEL.

gf disse...

ESTRELA É SIMBOLO, NAO TEM RECONHECIMENTO DA FIFA, CBF, OU SEJA LÁ O QUE FOR, QUE DISCUSSAO BESTA, TEM TIME QUE FOI CAMPEAO DO MUNDO E NAO COLOCOU ESTRELA, POIS NAO QUER, OUTROS BOTAM ESTRELA REPRESENTANDO O QUE QUER, SAO PAULO CAMPEAO DO MUNDO TEM ESTRELA, MAIS NAO SAO PARA OS TITULOS MUNDIAS E PRONTO CASO O VITORIA SEJA CAMPEAO DA SERIE B, ELE COLOCA A ESTRELA SE QUISER, POIS NAO HA REGRA PARA ISSO, RUBRO NEGROS POR FAVOR NAO PERCAM TEMPO DISCUTINDO ISSO, SE O VITORIA QUISER ELE COLOCA ESTRELA ATÉ DO REMO, BASKET, OU ATÉ PRA REPRESENTAR UMA VITORIA NO FUTEBOL, O DESEJO É DE SUA DIREÇAO, PARA DE PERDER TEMPOL COM ESSE PESSOAL DA PRE HISTORIA, QUE FICA SE EXALTANDO DE UMA EPOCA EM QUE FUTEBOL NAO ERA LEVADO A SERIO COMO HOJE, O QUE IMPORTA É QUE HOJE O VITORIA É O CLUBE MAIS RESPEITADO DESSE ESTADO E PRONTO.

Anônimo disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeita inveja. se matasse...kkkk

Estrelas são para grandes, que já tiveram ou possuem, mas não de série C, D, Bê... Mas de série A.

BBMP!

Anônimo disse...

Dá-lhe meu Vitória Glorioso Vitória, dá-lhe !!!!

“bora baêa “ nesta direção !!!! Rapidinho pra sua verdadeira casa, a segunda divisão !!!! kkkkkkkkkkkkk.......Dá-lhe meu VITÓRIA , AVANTE !!!!




Ôôôô , coitados!! Pequenos desesperados torcedores do pequeno e amador bahia (jáia-jáera) !!!! KKKKK.O costume de jogar na sua segunda divisão, a lembrança de sua casa, a saudade da casa onde mora: a série b (de bahia)...!!KKKK...Com saudade dos times que jogou tanto na séie b/ c ...




Seus amadores pequenos do passado distante ,que já era, já se acabou faz vinte e poucos anos quando aqui no Estado e no Nordeste, nós do VITÓRIA TOMAMOS CONTA DO FUTEBOL E SOMOS OS CAMPEÕES DAS DUAS DÉCADAS E ATUAIS; ESTAMOS NO MOMENTO INVICTOS E COM VANTAGENS EM VITÓRIAS NAS PARTIDAS DISPUTADAS COM ESTE tIMECO bAHIA ;.

Dj Markinho disse...

TEXTO DE INVEJOSO DA ZORRA!!!

VC É FRUSTRADO G+ SEU VICE!
ESTAS UVETES SEMPRE Q FALAM DO VICE DELE, TEM QUE COMENTAR SOBRE O BAHIA? CLARO, O BAHIA É A RAZÃO DO SEU VIVER, SEM O BAHIA VC SE MATARIA NÉ? TIME FULEIRO, TORCIDA Q KBE NUM FUSCA E UM BLOGUEIRO Q SÓ ESCREVE BESTEIRAS.

VICETÓRIA, A VERGONHA DO BRASIL!

Anônimo disse...

Galera vitoriosa e gloriosa do nosso vitória !!!!

Lider absoluto no Estado da Bahia já faz 22 anos !!!! Talvez boa parte destes comentários aí dos sardinhas, apelido bem dado ao bahia pelo Joel Santana , sejam menores de idade, e só agora nesse ano que puderam, por permissão do nosso Vitória, sentir o gosto de um título, que aqui pra nós, p nosso Vitória nem quis se preocupar em vencê-lo, mais preocupado em voltar pra sua casa , a série A, o que está nitidamente comprovado como líder que somos disparado do campeonato que disputamos esse ano, mais apropriado ao bahia que lá morou e conhece bem por quase 8 anos seguidos !!!!

Pois bem, vencedores do Vitória, se títulos nacionais da era do vovô e da vovõ valessem alguma coisa, o cemitério estaria cheio todos os dias , ok ???? kkk...

Anônimo disse...

ESTE TEXTO SO PROVA A MESMA COISA. QUE O TORCEDOR DO JAHIA SAO LOUCOS E BURROS.. O TEXTO É CLARO, COMO ALIÁS QUALQUER UM QUE TEM MAIS DE DOIS NEURONIOS JA SABE... ESTRELA NA CAMISA É OPÇÃO DO CLUBE, O MOTIVO PARA USAR ESTRELA TAMBEM É OPÇÃO DO CLUB, VA A MERDA NUNCA VI UMA TORCIDA PARA FALAR TANTA MERDA E TANTA BESTEIRA QUANTO A TORCIDA DO BAHIA

Anônimo disse...

Aqui pra nós esse aí do jaia que fala q ganhou do pelé de santos e tal; quem sabe se nesse ano o pelé não tava jogando com bicho de pé, diarréia,problema na família, que coisa de gente derrotada, pequena, mesquinha, pobre, que fica se apegando em detalhes !!! Rapaz , isso aqui tá cheio de malucos aloprados, alienados, pobres da mente, lhes fizeram lavagem cerebral, só tem isso pra fazer na vida !!! E ainda assim, continuam menores do que nosso Vitória, pois ficam morrendo de inveja da gente, pois temos tudo e somos melhores que eles em tudo desde 1992, quando o futebol em que se jogava com bola de cinco quilos * 59 e em 1988 , uma copa união; e digo de novo, o futebol era falho e pequeno ainda em organização, estrutura, fiscalização, era muito amador ainda; pois bem, se apegam a história falida, de um futebol do passado extinto !!! Ou seja, esse jaias são extintos, não existem, pois quem se apega ao passado distante , amador, ainda muito desorganizado, sujeito a armações de todo tipo, por saberem que não podem argumentar entre os vivos de hje, não podem argumentar no presente em que vivemos, então só Freud explica !!!

Anônimo disse...

São todos loucos, doentes, malucos, que vivem no passado, como zumbis ambulantes, pois sabem que se forem discutir o presente recente , desde 1983 até hje, somos os lideres absolutos em tudo no futebol da Bahia e do nordeste; quem diz é a Veja e a imprensa do Brasil de hoje , do futebol estruturado,moderno e organizado de hoje, do presente!!!!

Como não possuem argumentos pra falar do hje, pois somos ainda assim melhores que eles mesmo estando já de volta a série A em poucas rodadas, somos os melhores ainda assm !!! A Commebol é quem diz isso !!! E eles ficam alucinados sem poder argumentar nada !!!!

São malucos, doentes da mente, alienados do presente em que vivem e só enxergam o que querem, o passado e a estrela do passado que era de um futebol extinto faz tempo !!! Vcês deviam entrar no cemitério e nos museus e ficarem lá ao lado de muitas pessoas mortas e já extintas!!! kkkk,,,

O presente é dos vivos e dos vitoriosos e vencedores do presente, é de quem vive e vence no presente. !!!
E não quem venceu na idade média do futebol !!! De forma amadora e suspeita.
E se quiser argumento essa suspeita com quem quiser, e garanto que venço com fatos comprovados !!!!
Só pra citar algo interessante :

Anônimo disse...

Quando se chega no trabalho ou na casa de um amigo ou da namorada, vcês do jaía devem dizer assim, com certeza :

" Bom dia de "ontem" pra vc !!!"

Ou : “como "estava" vc tudo bem ? "

Ou quando alguém bate a sua porta , vcês perguntam :

" Quem “era” ? Quem estava aí a 24 anos atrás ? "....kkk

ou simplesmente assim : " quem estava ? Deu pra entender ?

Só coisa de maluco mesmo !!!!

Vcês do jaia são completamente loucos, pois até aquele humorista já disse isso ,aqui de Salvador !!

Anônimo disse...

Coitados, precisam urgentemente de uma camisa de força, ou lexotam pra dormir, todos os dias!!!! Que nem bêbados largados no chão da rua, e quando vão ajudar a levantar, diz assim : “ não, me deixem aqui no chão sujo, eu tenho duas estrelas, olha aqui ó “ !!
Há vinte dois anos passm fome e moram em xiqueiro, e quando dizem que vcês estão mal, responde assim : “ que nada, vc está enganado, eu tenho duas estrelas...aqui ó !! kkkkk.....È muita loucira meu irmão Rubro-Negros, Vitorianos !! É digno de chacota, piada e de pena mesmo !!!!

Não tem argumentos atuais legítimos recentes dos últimos vinte e dois anos pra insinuar que estão, nem de longe, em melhores condições que nos do Vitória !!!!

Pelo visto devem relaxar com uma estrela de plástico, enfiando e retirando do c...com o síbolo do bozo, é do palhaço bozo, com as cores do bahia, pois as cores do bahia parecem cores mesmo de clube de segunda. parece cor de roupa de palhaço de circo; kkk..reparem amigos !!! kkkk....eu me divirto muito !!!! kkkk....

Anônimo disse...

O símbolo do baia parece anúncio de espetáculo de circo, com aquelas cores cheguei !!!!

Pois é,,,se Freud fosse ainda vivo, estaria multimilionário apenas com os pacientes doentes que teriam de tratar desse clubeco chamado bahia !!!! kkkk...

Vão voltar pra sua casa carniças....kkk...série b ( de bahia, claro ) kkk...

Ano seguinte : série C.... !!!! kkkk....

Esse ano cai !!!! Ou vamos ter que humilhar vcês diante de todo o Brasil, voltando pra nossa casa e empurrando, aos pontapés vcês do jaia pra baixo !! kkk...

kkk...!!! Vcês escolhem !!! kkkk....

Seria melhor descer pra sua casa ainda esse ano, acho melhor !!!!

Depois diga que eu não avisei, tá ? kkkk......

PS : Próximas cinco partidas o bahia sem vencer e apenas um ponto, ok ?

Depois me cobre !!!! kk..Tchau !!! kkk.....

Anônimo disse...

J Rodrigues Parabéns, os poucos com capacidade que conseguiram entender seu texto foram tão bons quanto vc nos comentários! Olhe que foi um texto fácil e legal de ler! Infelizmente a torcida do Bahia é maioria, assim como o nº de analfabetos em algumas partes da Bahia.

Perfeito. Mostrou conhecimento, cuidado com o tema e é claro um leve sarcasmo que não faz mal a ninguem - profissa mesmo!

Ah! Se um dia uns e outros como ericuzinho, menino barrelo tricoloridinho...escrevessem com tanta lucidez!

PARABÉNS J.

Até a assinatura combina J de JÓIA de texto!

Na esperança que meu time aqui do Amazonas seja lembrado no proximo texto, como um golpe do destino ele também é chamado de tricolor de aço!

Anônimo disse...

Aí na bahia torcia para o mais querido, até me mudar p/cá!

Anônimo disse...

A inveja é uma merda...

Jonas Oliba disse...

J. de JEGUE! Isso sim!

Anônimo disse...

Anônimo das 21:28, sorria. Vida longa para quem consegue dar gargalhadas incontroláveis. Você é um abençoada, anônimo.

Imaginar é legal. É inerente do ser humano.

Pô, anônimo. Nos próximos textos vou pedir seu auxílio. Esta matéria do “IG” eu não tinha visto. Interessante. Ah, adiciona nas “Referências bibliográficas” o Wikipedia, sites oficiais dos clubes, sites setoristas, etc e etc.

Anônimo, o Bahia é o único que homenagem a Taça Brasil com estrela. Nem quando o Palmeiras tinha estrelas ele homenageou Taça Brasil. O que é que eu posso fazer? Vou inventar?

Seu time é o time mesmo. Não discordo. Mas, no visual, não há diferença entre suas estrelas e as do Atlético-GO. O Grêmio representa os Nacionais com uma estrela de bronze. Manda um e-mail para a diretoria gremista, CBF, FBF, ou chore no pé do caboclo. Te dei várias opções. Não venha mais reclamar comigo.

Ah, rapaz. Estou dizendo. Torcedor do Barcelona. Sabia! Quais são os seus outros times do coração? São Paulo, Flamengo, Inter, Goiás, ...? O Vasco tem muitas estrelas, viu?! Ó que massa!

Valeu, anônimo.

J. Rodrigues

Anônimo disse...

A torcida do vitoria deveria ignorar esse BLOG ridículo, que só posta informações maliciosas contra o VItoria ridículo isso, o cúmulo.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estrela de segunda divisao colok aonde? na camisa nao é!talvez no short ou na sla da chutteira chupa vicegunda .e ainda vai ser vice esse ano

Anônimo disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeita inveja. se matasse, teria mto burronegro para enterrar...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Acho que passa de inveja desses "cronistas" do esgoto, digo do lixão, já é imbecilidade mesmo!!

Anônimo disse...

Caro otario que escreveu isso...
sua inveja foi tão grande a esse ponto, se pra você minha estrela e jurassica... pra min ela e muito valiosa sim !
Pois não e todo time que ganha um campeonato Brasileiro, exemplo. o seu... nunca ganhou a Serie A si ganhar a B vai ser aquela festa né ?
mais nunca vai chegar em 1º na serie A... aprenda a ter inveja e ficar calado...
quem sabe se cala, quem não sabe de nada e quem mais fal.

Anônimo disse...

AAAAA... Sou Bernardo. Quero dizer para os estudantes de estrelas ( astrônomos ) que cada estrela tem o seu valor, seja no céu ou como simbolo estampado por uma agremiação.SIMBOLO é representatividade, intimidade.Cada um valoriza suas conquistas conforme o valor que se dar. Agora... se estrelas representando conquistas de clubes, para os " astrônomos " de canabrava está tido como banalizadas, Suportem as DUAS BANANAS DO BAHIA, ou arranquem das camisas do esquadrão e comam ou se quiserem também... CHUPEM ESSAS BANANAS 1959- 1988.

Estudantes de estrelas... kkkkk

Anônimo disse...

AAAAA... Sou Bernardo. Quero dizer para os estudantes de estrelas ( astrônomos ) que cada estrela tem o seu valor, seja no céu ou como simbolo estampado por uma agremiação.SIMBOLO é representatividade, intimidade.Cada um valoriza suas conquistas conforme o valor que se dar. Agora... se estrelas representando conquistas de clubes, para os " astrônomos " de canabrava está tido como banalizadas, Suportem as DUAS BANANAS DO BAHIA, ou arranquem das camisas do esquadrão e comam ou se quiserem também... CHUPEM ESSAS BANANAS 1959- 1988.

Estudantes de estrelas... kkkkk Fiquem olhando para cima pra ver se vocês nos acha...

Anônimo disse...

Comparar campeonato nordestino com taça brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ganhar do CRB e do Itabaiana é mais importante que ganhar do santos de pelé?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Triste é ver crianças forçadas a vestir a camisa e torcer por um time falido há mais de 20 anos, um time que virou motivo de chacota nacional ao sofrer tantas goleadas humilhantes como 7x 0 do cruzeiro, 7 x 4 do Santos, 6 x 2 do Vitória, despencar para a serie C, ficar 7 anos na serie B, 10 anos sem um titulo estadual, e quando conseguem o "milagre " de visitar a serie A, reforça essa chacota por estribuchar o tempo todo tentando fugir da degola...

Pobres crianças e adolescentes incolores...

Anônimo disse...

Dalmo !!!!

Cara, vc é um babaca que surpreende a cada linha que escreve , impressionante !!!!

Para se criar e manter um blog de futebol, vc realmente demonstra ser alguém sem cultura e sem nenhuma massa cinzenta nese seu cérebro de demente !!!!

Sabe o que vc é , caro ?

Um alienado, recalcado, irrustido, reprimido na vida, e que fica invejando as realizações e conquistas de quem realmente se destaca no universo do mundo atual, seja em que esfera seja !!!!

Daí cria um blog desse pra ver se se sente um pouco melhor, e tenta esquecer suas frustrações remanescentes e cotidianas !!!!

E depois vai olhar revista de mulher nua ou a G Magazine, ou contigo mesmo, talvez !!!!

Acessei aqui pela primeira vez e me arrependi, que lastimável !!!!

Faça-se um favor, enfia a o seu cérebro na privada e dá discarga, e faça um favor ao mundo !!!!

Até nunca mais !!!!

Anônimo disse...

Que maravilha, que coisa boa !!!!Taí o que todos nós já sabíamos, a cara de marginal e de covarde , bicha, o líder da bagay, como quase 100% da torcigay do jaia é ....Mulher não se encosta a mão pra bater nem com uma flor !!!! Isso todo Homem com H maiúsculo aprende quando é ainda criança !!!Mas tá evidente que para se estar em um clubegay como o Bahia, é, tem que fazer valer o lugar que se está e a torcigay que se tem !!! Marginais e gays, isso o clube e o elenco tá cheio, o que todos já sabiam !!! Enfim uma hora tinha que ser revelado de um jeito ou de outro !!!!

Serie b pra esses marginais, homossexuais, covardes !!!!

Já vai começar a queda pra série C, isso mesmo. pois pra série b já está certo, começa já com essa revelação do fato ocorrido, e do conflito e vergonha que vai gerar no grupo todo !!!!

Pois todo o Brasil já sabe !!!!

Serão cinco jogos desastrosos e apenas um ponto ganho apenas !!!

E aí já estarão na zona tranquilamente , de onde não mais sairão !!!

Podem comprovar o que lhes digo !!!!

Dalmo Carrera disse...

19 de setembro de 2012 21:54

Querido rapaz, considere que sua esposa possa ter dormido na casa de uma amiga, de uma prima, ou tia, não pense o pior. Se acalme, pois além disso, tem muitas moças de família por ai que você pode encontrar e se reencontrar com a paz e sobretudo com a vida. Fora isto, ninguém não liga para essa coisas...

Anônimo disse...

È isso aí mesmo Dalmo !!!!

Falou bem !!!!

Falou quem conhece bem como lhe dar com dor de côrno, traição de esposa, essas coisas né ?

Vc se reencontrou com a paz e com a vida depois de muito sofrimento, né ? Imagino que sim ....

Fora isso ninguém liga pra essas coisas mesmo....

Valeu pela sua dica pessoal a todos que estão lendo aqui essas mensagens !!!! rss...

OBS: sou torcedor do ECBAHIA tá, e estou de pleno acordo com vc !!!!

Grande abraço !!!!

Anônimo disse...

O EX- APRESENTADOR (MARCELO NONATO, SE NÃO ME ENGANO É ESSE NOME, JÁ FALECIDO, VC PODE PESQUISAR MELHOR) REVELOU ENTÃO SUA HISTÓRIA PARTICULAR E PESSOAL QUE NUNCA HAVIA REVELADO, AO INDAGAR AO AMIGO REPÓRTER ESPOSTIVO SE HAVIA NA DÉC DE SETENTA E OITENTA CORRUPÇÃO E COMPRA DE JUIZES E MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS DAS PARTIDAS FINAIS DE CAMPEONATO ESTADUAL , DAQUI; SEM PESTANEJAR, MAS MEIO SEM GRAÇA, O AMIGO REPÓRTER RESPONDEU QUE ERA ALGO COMUM E CORRIQUEIRO NA BAHIA, E EM SALVADOR, CLARO .
O BAHIA ERA QUEM ADOTAVA ESSA POSTURA, POR DETER O PODER COM A DITADURA DE GOVERNO/ E GANHAVA =SE MUITO DINHEIRO COM RESULTADOS JÁ MARCADOS E COM COMPRA DOS JUIZES DAS PARTIDAS, ILUDINDO OS TORCEDORES E GANHANDO-SE MUITO DINHEIRO COM ISSO !!!!

Anônimo disse...

....CERTA VEZ, NUMA DESSAS FINAIS DE CAMPEONATO BAIANO ENTRE VITÓRIA E BAHIA, NUM DAQUELES EM QUE O VITÓRIA VINHA INVICTO E LIDER ABDOLUTO, FAVORITISSIMO AO TÍTULO, PRECISANDO DE APENAS DOIS EMPATES PARA SER CAMPEÃO, E O ENTÃO MARCLO NONATO AINDA MENINO, NA SUA PUREZA E INOCÊNCIA, IA MAIS UMA VEZ A FINAL NA FONTE NOVA, AO LADO DO SEU PAI,
....MAS, AO ENCONTRAREM COM UM AMIGO DO SEU PAI, OUTRO CONSELHEIRO E MEMBRO DA DIRETORIA DA ÉPOCA, NA PORTA DE ENTRADA DAS CATIVAS OU DOS CAMAROTES, O AMIGO SO SEU PAI AO VER SEU FILHO TRISTE E MEIO DESANIMADO, LOGO TENTA MEIO SEM JEITO ANIMÁ-LO: " QUE É ISSO CAMPEÃO, O NOSSO BAHIA JÁ É CAMPEÃO, JÁ PODEMOS ATÉ COMEMORAR, JÁ ESTÁ TUDO ACERTADO E ENCOMENDADO DIREITINHO, NÃO TEM COMO NÃO DAR CERTO..." APROXIMANDO=SE DO FINAL E NOS MINUTOS FINAIS O SEU TIME VENCENDO INACREDITAVELMENTE, LEMBROU=SE DO COMENTÁRIO DO AMIGO DO SEU PAI ANTES DA PARTIDA, E ACHOU TUDO AQUILO MUITO ESTRANHO...!!!!

Anônimo disse...

....DEPOIS DO JOGO O MENINO PERCEBEU O QUE HAVIA OCORRIDO: O JUIZ FOI COMPRADO E FAVORECEU O SEU TIME NA PARTIDA, PARA QUE SAISSE VENCEDOR..; DIANTE DESSE FATO, ELE NÃO COMEMOROU , FICOU DECEPCIONADO COM TUDO QUE OCORRERA E NÃO QUIS MAIS SER TORCEDOR DO BAHIA, JOGARA A BANDEORA NO CHÃO , E NO CAMINHO DE VOLTA A CASA, FOI TIRANDO UMA A UMA AS PEÇAS DE ROUPA DO UNIFORME TRICOLOR.
DAQUELE DIA EM DIANTE NUNCA MAIS VIRA SEU EX TIME JOGAR, E NEM QUERIA SABER SE HAVIA VENCIDO OU PERDIDO; SE DECEPCIONARA COM O BAHIA ,....OBSERVE QUE ELE , MARCELO NONATO .O QUE ERA IMPESSÁVEL ATÉ ENTÃO SE DECLARAR NOS TEMPOS DA DITADURA, QUANDO A IMRENSA MESMO SABENDO, SE CALAVA, COM MEDO DE REPRESÁLIAS GRAVES, ATÉ DE MORTE; E. COMO SE TIRANDO ALGO DE CIMA DOS OMBROS, NA SUA CONDIÇÃO DE REPÓRTER, REVELARA PUBLICAMENTE PARA A POPULAÇÃO COMO UM TODO, TODA A VERDADE DOS BASTIDORES DO FUTEBOL NAQUELA ÉPOCA, REFERENTE A COMPRA DE JUIZES POR PARTE DO BAHIA NAS FINAIS, E DE FAVORECIMENTO DO GOVERNO MILITAR AQUI EM SALVADOR AO ECBAHIA !!!!

Anônimo disse...

....MILHARES DE PESSOAS FORAM ILUDIDAS E LUDIBRIADAS, ENGANADAS, QUANDO ACHAVAM, QUE ERA MESMO SEU TIME QUE VENCERA POR MÉRITOS PRÓPRIOS !!!! IMAGINA COMO NÃO FORA TBÉM RELATIVO AOS “TITLOS” “ NACIONAIS” ....IGUALZINHO , É ÓBVIO !!!!


....OS TORCEDORES DO BAHIA MERECEM SABER A VERDADEIRA HISTÓRIA DO BAHIA, O SEU PASSADO VERDADEIRO, POR INTEIRO; A HISTÓRIA DO CLUBE E TIMES PARA QUEM TORCERAM E TORCEM; PARA QUE SEJA REVELADO A TODOS O QUE OCORRERA REALMENTE; SE PEÇA DESCULPAS A SOCIEDADE EM GERAL, E SE DECIDAM DEPOIS SE MERECEM QUE SE TORÇAM PARA UMA INSTITUIÇÃO, CLUBE QUE LEVA EM SI TANTA DESONRA , ARMAÇÕES E FAVORECIMENTOS DE UMA ÉPOCA PERMEADA PELA TROCA DE FAVORES E COMPRA DE JUIZES EM FAVORECIMENTO AO ECBAHIA ;

COINCIDENTEMENTE COM O FINAL DA DITADURA, VEIO O FINAL DAS “CONQUISTAS” ILUSÓRIAS DO ECBAHIA;

Anônimo disse...

SE FOSSEM CONQUISTAS NATURAIS, NORMAIS E VERÍDICAS, NÃO TENDENCIOSAS, CULMINARIA NUMA ALAVANCAGEM DO CLUBE POSTERIORMENTE, E NÃO NUMA DERROCADA COMO OCORRERA; POIS A DITADURA E OS FAVORECIMENTOS ESTAVAM COM OS DIAS CONTADOS, COMO POUCOS ANOS DEPOIS SE CONSTATOU REALMENTE;

....ENFIM, SE TEMOS SENSO DE JUSTIÇA, DE VERDADE E SEDE DE CIDADANIA, DE RESPEITO PRÓPRIO, DE AMOR PRÓPRIO, DEVERÍAMOS BUSCAR CONHECER E SABER OS VERDADEIROS FATOS DA NOSSA HISTÓRIA, PARA CONHECERMOS DE FRENTE QUEM SOMOS E A QUEM TORCEMOS, DEFENDEMOS E REPRESENTAMOS REALMENTE!

TAÍ TORCEDORZINHO DO Bahia, com suas ESTRELAS ILUSÓRIAS, EM TROCA dos FAVORES ao finado OSÓRIO !!!!
TRISTES torcedoreszinhos do bahia !!!!

Dalmo Carrera disse...

tá legal...sou corno ... sou a porra toda que voce desejar... agora vai tomar um banho e deitar, antes não esqueça de rezar para deus lhe abençoar.. e manha acorde com o outro cabeça... voce está meio atrapalhado

Anônimo disse...

A preocupação dos pisicultores do jahia esta clara, é que o Vitoria Seja campeão da Serie B que a sardinha durou 7 anos para sair na humilhante posição de 3•colocado e nao conseguiu o título e diga-de de passagem só nao foi para o devido lugar a C por ajuda, como sempre, porém com estrela ou sem estrela o Viroria incomoda a turma do lixao de ITINGA/cia que mandou o lixo para o local que tem mau cheiro ou seja onde tem Sardinha podre. Blogeiros publiquem ou assumam a carapuça que é a cara de voces

Anônimo disse...

Não Dalmo, não foi eu quem falei esses absurdos, mas você tem de rever melhor os seus conceitos, essa postagem foi totalmente uma falta de respeito com a torcida do Vitória, que não merece esse tipo de insulto, uma estrema bobagem e sem sentido algum, verifica melhor o que você publicará para que não ocorra mais esses transtornos. Você é um cara inteligente e sabe do que estou falando.

Anônimo disse...

Verdade seja dita, um titulo de pontos corridos hoje no Brasil é só para time Grande, e estou indo atras desse Feito. Fica a mensagem

Anônimo disse...

Minha Opinião:

O Torcedor "ou sofredor" que redigiu esse "histórico" texto, NÃO TEM CRIDIBILIDADE E NEM ISENÇÃO PARA AS AFIRMAÇÕES FEITAS POR ELE. Se não vejamos: Sofreu bulling a infância toda justamente por torcer pela carniça do aterro ssanitário. E ainda hoje sofre, por continuar no erro.
Numa tentativa desperada de tentar amenizar a frustação e a dor de torcer por uma agremiação virgem e centenária ou sem-ter-nada, Vem com esse mimimimimimi, que no fundo é choro. E digo mais. Nem a "estrela" da divisão de acesso vão colocar, porque são predestinados a serem vices, isso se conseguirem subir realmente, pois conheço bem esse timeco e a coisa que e de praxe é decepcionar os seus torcedores.

Saudações Tricolores.

ST.

Dalmo Carrera disse...

Rapaz, já que a mulher dormiu em casa, agora acredito que você comeu alguma buchada de qualquer coisa que lhe fez mal, e na falta do remédio para dor de barriga, resolveu tentar a cura sacudindo e apertando os culhões dos outros.. Se estou errado, segurando estou certo que voce é maluco

Anônimo disse...

Ô ST. DAS 10:O9 :

Decididamente não acredito que somos , um Clube e Torcedores desse Glorioso Clube do VITÓRIA, nem um pouco frustrados em nada !!!!

Mesmo porque não nos consideramos vices de nada , senão não teríamos derrotado todos vcês do bahia na grande maioria das finais de campeonatos baianos desde 1993 até os dias de hje !!!!

Pelo que eu saiba VCÊS do JAHIA são os mesmos torcedores que se esconderam de tristeza e vergonha durante quase 8 anos entre a SÉRIE C E SÉRIE B , E QUE APENAS SORTE DO ACASO SUBIRAM PRA ONDE NÃO MERECEM, E COMO 3 COLOCADO , E NEM VICE TIVERAM ESSE GOSTO DE SEREM , VEJAM BEM !!!!

Anônimo disse...

ckube do bahia que há 3 anos atrás , agora mesmo, NEM VICE FORAM DE UM CAMPEONATO BAIANO QUE SEJA, FICANDO ATRÁS DO BAHIA , ESSE SIM, DE FEIRAA !!!!

Um clubeco desse do bahia que ficou QUASE 12 ANOS SEM UM MERO TITULO QUE SEJA AQUI NO ESTADO !!!!! EU DISSE QUASE 12, É ISSO MESMO, 12 ANOS SEM TITULO !!!!!!!!!!

NÓS DO VITÓRIA ACUMULAMOS 5 TÍTULOS DO NORDESTE NESSES ANOS !!! SOMOS PENTA CAMPEÕES DO NORDESTE!!
ONDE ESTÁ O SEU " VICE" ...????

VCÊS SÃO OS MAIORES VICÊS E TERCEIRO LUGARES DO ESTADO DA BAHIA NOS ÚLTIMOS 22 ANOS, E VEM ME FALAR " DE SER OU NÃO VICE "????

VC SIM É UM FRUSTRADO NOS ÚLTIMOS 22 ANOS, UM PERDEDOR E MUITAS VESES NEM VICE TEVE NÍVEL SEQUER DE SER, UM SUJEITO QUE NÃO ADIMITE RECONHECER A VERDADE, A SUPEIORIDADE NUMÉRICA DO VITÓRIA EM CIMA DO SEU jAHIA NOS ÚLTIMOS 22ANOS !!!!

Anônimo disse...

E COM INVEJA, DESPEITO, RAIVA, RANCOR, RESSENTIMENTOS DE SEREM HUMILHADOS NA FONTE NOVA DIVERSAS VESES POR BEBETO E CIA; E NO NOSSO BARRADÃO POR CRAQUES QUE NOS ÚLTIMOS ANOS DESFILARAM ENCIMA DO SEU bAHIA E MENOSPREZARAM VCÊS EM CAMPO COM SIMULAÇÕES DE ENTERRO E TUDO !!!!

AÍ ,COM ESSA RAIVA E RESSENTIMENTO DE SEREM HUMILHADOS , E NOS VENDO SUBINDO COMO CAMPEÕES, O QUE SÓ OS GRANDES FAZEM, VEM ESSA DE "VICES" COMO SEMPRE, QUE SEMPRE NESSAS HORAS DE GLÓRIA NOSSAS RECENTES INCOMODAM MUITO VCÊS !!!! KK....

É A DOR DE UM RESSENTIDO E UNVEJOSO !!!!

ASSIM FOI NAS FINAIS DE NACIONAIS PARA CLUBES QUE ERAM VEDADEIRAS SELEÇÕES NACIONAIS : SANTOS COM TODO ESSE ELENCO DE HJE E MAIS ROBINHO E GANSO VOANDO E NEYMAR FAZENDO ATÉ CHOVER, NÃO ESSE DE HJE!!!! E AINDA TIVEMOS O AZAR DE PARTIDAS ANTES PERDERMOS PRAS FINAIS QUASE 3 TITULARES COMO NINO, O GOLEIRO TITULAR E OUTRO QUE NAÃO RECORDO QUE FAZEM FALTA A QUALQUER TIME, E AINDA FRENTE AO SANTOS DA ÉPOCA !!!!

Anônimo disse...

VCÊS FICARAM RAIVOSOS E CHEIOS DE INVEJA POR ESTARMOS AGORINHA 2010 NUMA FINAL DE COPA DO BRASIL E MORRENDO DE MEDO QUE FOSSEMOS A LIBERTADORES. VCÊS IRIAM MORRER, FALA SÉRIO !!??

AÍ SÓ HÁ ESSA ALTERNATIVA DE VCÊS DE FALAREM QUE SOMOS VICES E LOGO QDO NÃO TIVEREM MAIS O QUE DIZER INVENTAM OUTRA COISA POIS RESSENTIDOS E RECALCADOS SEMPRE SÃO BONS NISSO !!!!

JÁ NAQUELA MEMORÁVEL FINAL DE 1993 VCÊS DEVIAM ESTAR TODOS NA UTI DE ALGUM HOSPITAL DE SALVADOR OU TOMANDO VENENO PRA MORREREM OU PORRE BRABO MESMO !!!! DIGA AÍ ?? KKKK...REVELAMOS ALI NOMES QUE DISPUTARIAM MAIS TARDE DUAS COPAS DO MUNDO E SAINDO COMO CAMPEÃO !!!!

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ NOS DEFRONTAMOS COM UM SELECIONADO DO PALMEIRAS, A BASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DO MUNDIAL DE 1994, PRATICAMENTE !!!!

E AINDA ASSIM DEMOS FRENTE E COM UM JOGADOR TITULARÍSSIMO O PIQUETE QUE VC DEVE TER PAVOR SÓ DE OUVIR FALAR O NOME DELE NÉ..TREME NAS BASES...KKKK....

ENTENDO O SEU PAVOR DE NÓS, O SEU RESSENTIMENTO, SUA RAIVA DE TANTO SER HUMILHADO NÉ...

DEVE TER SIDO DURO MESMO PRA VCÊS , QUE SOFRERAM UM INTENSA LAVAGEM CEREBRAL COM UM FUTEBOL AMADOR, NÃO PROFISSIONAIS, E QUE TUDO PODERIA ACONTECER, TIVERAM SORTE E FAVORECIMENTO EM ILUSÓRIAS CONQUISTAS ARRANJADAS,

TANTO QUE LOGO DEPOIS DELAS VEIO A DERROCADA COM O NOSSO CRESCIMENTO COM NOSSO PRESIDENTE ADOTANDO O PROFISSIONALISMO E ESTRUTURA DE UM ESTÁDIO, DEFRONTAMOS VCES E AS ARMAÇÕES, COM PROFISSIONALISMO E LISURA, FISCALIZAÇÃO ARBITRAL,

E NADA MAIS ACONTECEU , NÉ ?

Anônimo disse...

RETOMAREMOS NOSSO RUMO MAIS FORTES NA PRIMEIRA, NOSSA CASA, AINDA MAIORES DO QUE JÁ SOMOS E MAIS VIGILANTES AINDA NAS ARBITRAGENS CONTRA VCçES DO bahia, PARA NOS FIRMARMOS MAIS AINDA COMO OS MAIORES NOS PRÓXIMOS 30 ANOS PELA FRENTE, E PRA TODO O SEMPRE!!!
POIS OS ANOS DE MARMELADAS E FALCATRUAS ARBITRAIS FORA DE CAMPO JÁ DESTRUIMOS FAZ TEMPO, E FORTES NÓS SOMOS MUITO MAIS QUE VCÊS !!!!

QUE VÃO INVENTAR DEPOIS, RECALCADOS QUE SÃO VCÊS ????

E ALÉM DO MAIS, QDO FORAM A FINAL FRENTE AO INTER, O INTER ERA UM TIME FRACO COM JOGADORES NA EUROPA SENDO TRANSFERIDOS , NEM CHEGAVA PERTO DE UM SANTOS OU PALMEIRAS COMPARATIVAMENTE AOS DOIS QUE ENFRENTAMOS!!!

QUAIS JOGADORRES DAQUELE TIME DO INTER FORAM PRA COPA, OU ESTAVA NA SELEÇÃO DEPOIS ?

QUASE NENHUM NÉ ????

Anônimo disse...

QUE PENA PRA VCÊS QUE NEM ISSO PODEM SE ORGULHAR, ALÉM DE TER SIDO FORJADO A FAVOR DE DIRIGENTES DO JAIA , NA CARTOLAGEM DA ÉPOCA NO FINAL DO FUTEVOL AINDA AMADOR ONDE ELES OS CARTOLAS DOS TREZE MANDAVAM NOS ÁRBITOS E ESCOLHIAM OS RESULTADOS COMBINADOS PRA FAVORECER ORA UM ORA OUTRO...

É ISSO , DEIXO COM VC MAIS ESSA...E NÃO VEM CHORAR E NEM ESCONDER , TENTAR ESCONDER SUA RAIVA E RESSENTIMENTOS, HUMILHAÇÕES SOFRIDAS FRENTE AO NOSSO VITÓRIA, COM DESCULPINHAS DE " VICE" ...QUE O MAIOR VICE R 3 COLOCADOS DOS 22 ANOS QUE SE PASSARAM ATÉ AQUI FORAM VCÊS DO bahia !!!!! KKKK....

VÃO TENTAR TORCER CONTRA NÓS E CHEIO DE RANCOR E DOR, QUE NÓS DO VITÓRIA NEM SABEMOS QUE VCÊS DO bahia EXISTEM, DE TÃO INSIGNIFICANTES E PERDEDORES FRENTE A NÓS DO VITÓRIA QUE SOMOS MAIORES INFINITAMENTE QUE O bahia!!

TENTE SE ACALMAR E NÃO SOFRA MUITO COM NOSSA GLORIOSA CAMPANHA DE ACESSO A NOSSA CASA, TÁ BEM !!!!

Anônimo disse...

SEI QUE SE SENTE HUMILHADO E DERROTADO COM MAIS ESSA NOSSA GLÓRIA, MAS VCÊS DO bahia JÁ DEVERIAM ESTAR ACOSTUMADOS E ADMITIREM DE VEZ NOSSA SUPERIORIDADE, NA BOA, DO VITÓRIA !!!!

POUCO DE PAZ PRA VCÊS DO bahia e BOM REGRESSO A CASA DE VCÊS, AFINAL :

SERIE b É DE (b)ahia , AFINAL !!!!

Anônimo disse...

se as estrelas tricoletes valessem alguma coisa o bahia seria um dos times mais poderosos do brasil veja sua campanha nos dois anos que disputa a serie a,sempre se arrastando para não descer para segunda divisão esta é a grandeza do bahia,sua torcida parece estar satisfeita por permanecer na primeira divisão!como ficaram pobre no pensar, a realidade agora é outra os times poderosos são os do .sul